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sexta-feira, 30 de março de 2012

A Arte de Contar História


Contar histórias é uma arte em si, e cada educador evangelista de crianças deve desenvolvê-la, deve saber selecionar histórias, prepará-las e contá-las.
1-Escolhendo a história: ao selecionar uma história para uma ocasião específica o educador infantil deve fazer a si mesmo as seguintes perguntas: 1) A história é adequada para o meu propósito? 2) É apropriada para a idade do aluno? 3) A história contém ação? 4) A classe e eu vamos gostar?
            Critérios:
Ø  Deve ser compreensível.
Ø  Tem que ter uma mensagem clara e com teologia correta.
Ø  O enredo deve ser simples, atraente, com muita ação e com o mínimo de detalhes
Ø  Deve estar relacionada com o objetivo da aula
Ø  Deve estimular a imaginação e curiosidade das crianças.
Ø  Deve contribuir para que as crianças aprendam atitudes positivas.

2-Os elementos da história: ao preparar a história o educador deve tomar conhecimento destes quatro passos e fazer uso deles para sua orientação:
Ø  Introdução: deve ser sugestiva e breve para estabelecer o cenário e apresentar os personagens principais. Deve prender o interesse da crianças. Nunca comece com as frases: “A história de hoje é sobre...”, “Hoje vamos aprender sobre...” etc
Ø  Andamento: ordem progressiva dos acontecimentos omitindo detalhes desnecessários.
Ø  Clímax: é o ponto máximo da história, o ponto mais importante. Deve proporcionar emoção e todas as partes devem contribuir para chegar até ele. Não deve ser facilmente visto desde o começo, mas deve ser a verdade central.
Ø  Desfecho: é a conclusão da história. Deve ser curta, sem deixar dúvidas e apresentar a solução do problema da história.

3-O preparo da história: a preparação adequada exige uma visão completa da história, os personagens e os incidentes devem ficar solidamente gravados na mente.
            Critérios:
Ø  Oração na hora da escolha e estudo.
Ø  Leitura – várias vezes e em voz alta. Se for uma história da Bíblia, leia a passagem na Bíblia, não dependa só da revista.
Ø  Faça o esboço para lembrar a ordem dos fatos.
Ø  Evite decorar a história. Use as próprias palavras para ser mais natural.
Ø  Elimine detalhes desnecessários.
Ø  Viva a história entendendo como as pessoas agem e por quê.
Ø  Domine a história, ensaiando e treinando em frente ao espelho.
Ø  Se for usar recursos, separe-os e teste com antecedência.

4-Contando a história: uma boa história desperta interesse, inspira simpatia, produz um senso de realidade e influencia a conduta fazendo com que a criança entenda o mundo em que vive.
            Critérios:
Ø  Dedique atenção à história, mas tenha sempre em mente o aluno e a sua reação com ela.
Ø  Descreva o que vê
Ø  Viva dentro da história. Seus gestos, a expressão do rosto, do olhar devem ser resultado desta entrega espontânea à história e devem contribuir com ela.
Ø  Narre com entusiasmo e do seu próprio jeito.
Ø  Empregue o diálogo quando possível
Ø  Empregue frases curtas e de linguagem apropriadas para as crianças. Evite gírias e vícios de linguagem.
Ø  Faça bom uso da voz: fale claramente; mantenha um tom de voz agradável, variando a altura, tom e o som;
Ø  Faça as crianças participarem da história.

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