Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

GMC / GMJr / DEBQ Infantil / MUC / AMAI Infantil

Grupo Missionário de Crianças
Objetivos:
Envolver e treinar as crianças de 5 anos completos até completarem 10 anos:
a) no serviço cristão, através de: evangelismo pessoal e de massa; visitas a orfanatos; atividades de assistência social e prestação de serviços dentro da igreja.
b) no trabalho missionário, através de: conferências missionárias; intercessão e contribuição.
c) na participação de cultos, através de: ministérios de cultos infantis e encaminhamento aos cultos da igreja.
d) no civismo, através de: comemoração de datas cívicas.
            Proporcionar às crianças comunhão, edificação, encontro pessoal com Cristo, adoração através de acampamentos; escolas bíblicas de férias; encontros regionais; festivais de música; campanhas evangelísticas; de oração; de aniversário e campanhas infantis paralelas as campanhas da igreja. Estas atividades podem ser promovidas em cooperação com a Escola Bíblica. O envolvimento e participação nas atividades mencionadas despertam vocações, formam caráter de servo e criam condições para o trabalho de Deus, no presente e no futuro.

Lema: Salvos para servir
Símbolos:
            1- Distintivo


2- Galhardete


3- O hino oficial do GMC
Somos do Grupo Missionário de Crianças / e estamos a serviço do Rei / trabalhando sempre com satisfação / trazendo as crianças ao caminho da salvação. / Em cada culto que alegria / unindo as crianças em uma só família / ensinando com muita energia / amando uns aos outros como Cristo ensinou / no Grupo Missionário de Crianças. / Nós do Grupo Missionário de Crianças / aprendemos a servir a Jesus / e conhecê-lo cada dia melhor / e sua Palavra em nossa vida praticar. / Venha criança, venha servir / e conhecer melhor o salvador Jesus / o seu amor também é pra você / e uma família unida e feliz vamos ter / no Grupo Missionário de Crianças.

Diretoria:
            O CDL elege anualmente o presidente do GMC. O presidente terá que ter no mínimo 18 anos de idade. Sugere-se que dê preferência a pessoas casadas, um casal é ideal para dirigir o GMC. O mandato do presidente é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ou dois anos, porém, nunca além de três mandatos consecutivos. A diretoria mirim deve ser composta pelo presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro, e esses deverão ser sócios do grupo. O grupo também tem os orientadores que são líderes que trabalham no grupo.

Atividades do GMC
Reuniões de treinamento e serviço: são oportunidades para treinar as crianças como servir a Deus. Não são aulas de doutrina nem aulas bíblicas, mas sim um tempo de treinamento para ser colocado em prática. Nas reuniões do GMC prepara-se a mão-de-obra infantil para que se desenvolva n acriança o serviço cristão como um estilo de vida. As reuniões do GMC não devem acontecer nos horários de culto da Igreja. O horário deve ser adaptado de acordo com a disponibilidade dos pais. Ex.: evangelismo (treinando uma com as outras), visita a orfanato (preparando as crianças para o contato com crianças órfãs), assistência social (recolhendo alimentos para assistir as famílias da Igreja, quando houver necessidade, e/ou da própria comunidade), serviço da igreja (arrumação e manutenção de material, limpeza).
Cultos infantis: as crianças precisam desenvolver o hábito de participarem dos cultos, por isso, é importante que permaneçam no culto com os pais. É importante também que adquiram experiência íntima com Deus e tenham seus dons revelados, sendo assim precisam ter oportunidade para cultuar a Deus sendo elas próprias os canais. Ex.: realize cultos infantis em que as crianças possam ministrar louvores, orações, pregação, em que sejam dirigentes do culto, sempre sobre a supervisão de um adulto.
Campanhas: existem diversos tipos de campanhas e cada uma tem sua finalidade. O diretor deve ter alguém responsável por esta área, lembrando sempre de ouvir as idéias das crianças. Ex.: campanhas evangelísticas, financeiras, de oração e jejum, missionária, aniversário, etc.
EBF: trata-se de uma atividade realizada no período de férias para proporcionar a propagação do Evangelho às crianças da comunidade. O objetivo é sempre ganhar almas para Cristo.
Atividades cívicas e comemorativas: realizar festas, homenagens, meios de comemorar as datas cívicas e datas importantes para a igreja e o grupo. Ex.: festa para as mães, pais, avós, comemoração do dia da bandeira, soldado, etc.

Grupo Missionário de Juniores

Objetivos:
            1º Canalizar a atenção, a energia e a capacidade de trabalho deste indivíduo de 10 anos completos até que complete 13 anos para o reino de Deus.

Lema: Deus em 1º lugar.
Símbolos:
1-      Distintivo:
2-      Bandeira:


3-      O hino oficial do GMJr
Deus está derramando no meio do seu povo pequenos guerreiros para o adorar / Deus está derramando de toda a sua glória / sobre os patrulheiros para trabalhar. / Pra servir ao Rei, de todo o coração, elevando suas almas ao Deus criador. / Deus está em 1º lugar no coração dos juniores da Quadrangular. / O grupo de juniores marchando faz tremer os montes / e em todo Brasil pode se ouvir com brado de vitória esses missionários declaram em alta voz: “queremos te seguir” pra servir... /

Diretoria:
            O CDL elege anualmente o presidente do GMJr. O presidente terá que ter no mínimo 18 anos de idade. Sugere-se que dê preferência a pessoas casadas, um casal é ideal para dirigir o GMJr. O mandato do presidente é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ou dois anos, porém , nunca além de três mandatos consecutivos. A diretoria do GMJr compõe-se de presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro e cada um deles deve ser assessorado por um sócio do grupo
Atividades do GMJr
Reuniões: momentos de adoração a Deus, recreação, estudos sobre temas diversos, intercessão. Ex.: concursos bíblicos, estudos sobre temas da vida cotidiana sugeridos pelas próprias crianças.
Cultos: ocasiões em que ele podem desenvolver seus dons pessoais para servir a Deus. Ex.: colocar as crianças dirigirem o culto em um dia especial.
Evangelismo: fazer do junior uma testemunha viva do Senhor Jesus . Ex.: através de evangelismo pessoal com distribuição de folhetos, em massa , através de um culto ao ar livre.
Visitas: oportunidade para um contato mais rico com outras pessoas. Ex.: visitas às famílias, orfanatos, abrigos de idosos, hospitais, outras igrejas.
Assistência social: cultivar a solidariedade e através disto obedecer a Palavra de Deus. Ex.: campanha para recolher roupas, brinquedos, alimentos.
Serviços na Igreja: cultivar o zelo pela casa de Deus. Ex.: mutirão para limpeza, arrumação de armários e materiais, ornamentação para festas, nomeação de diáconos mirins.
Campanhas: existem diversos tipos de campanhas e cada uma tem sua finalidade. O diretor deve ter alguém responsável por esta área, lembrando sempre de ouvir as idéias das crianças. Ex.: campanhas evangelísticas, financeiras, de oração e jejum, missionária, aniversário, etc.
Intercâmbios: são possibilidades de trocar experiências e fazer novas amizades. Ex.: jogos, reuniões de conversas.


MATERIAL GMC e GMJr: Fornecido pela Coordenadoria Estadual dos grupos através das Coordenadorias Regionais  
Coordenadora Estadual - Pra. Jussara: coordestrj@gmail.com 

 

DEBQ  Infantil 

A Secretaria Geral de Educação e Cultura é o órgão da Administração Superior e Geral da IEQ responsável pelo planejamento, execução, fiscalização, avaliação e atualização dos programas educacionais e culturais, no âmbito bíblico, teológico e ministerial

 O Departamento de Educação Bíblica Quadrangular  (DEBQ) da Secretaria Geral de Educação e Cultura tem como finalidade desenvolver a membresia, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o discernimento do corpo de Cristo; para o desenvolvimento do caráter cristão e para o desenvolvimento das habilidades relacionais, e conhecimento da doutrina quadrangular. O DEBQ agora conta com o material próprio para a Educação Infantil e no primeiro trimestre de 2012 contará com este material para TODAS às faixas etárias.









MATERIAL DEBQ: Adquirido junto à SGEC - www.quadrangulareducacao.org.br
                                   Secretária Estadual: Pra. Roberta: roberta.educacao@hotmail.com

 

MUC - Missões Urbanas com Crianças

 
MISSÃO:
Tornar Jesus conhecido entre as crianças em todos os lugares. 
VISÃO:
Estabelecer projetos evangelísticos em diversos locais onde as crianças estão. Levar o Evangelho de Jesus Cristo de forma dinâmica e criativa aos pequeninos.
ÁREAS DE ATUAÇÃO:
1-Escolas de Ensino Másico
2-Creches
3-Lares e Centros Comunitários
4-Instituições Sociais e Casas Lares
5- Ruas e Praças

Projetos

“CONSTRUINDO VALORES”: Trabalho com ensino visando o resgate de valores nas Escolas
“GP Kids”: Evangelismo nos Lares
 “VIDA”: Evangelismo nas Pediatrias
“AMPARO”: Evangelismo nas Instituições
“SEMENTINHA”: Ruas e Praças
“CANGURU”:  Evangelismo social em escolas

Coordenadora Estadual - Pra. Angélica: aesp31@yahoo.com.br

AMAI Infantil


AMAI Infantil é parte do Projeto A.M.A.I., projeto para desenvolver a Intercessão Missionária na IEQ Brasileira e é um trabalho da S.G.M. (Secretaria Geral de Missões). Para implantação e desenvolvimento deste trabalho com crianças e juniores, estamos agindo em parceria com a Coordenadoria Nacional do Grupo Missionário de Crianças e Juniores – entendemos que a visão do GMC e GMJR se harmoniza com os alvos do Projeto. Com este apoio, poderemos obter um rápido avanço na implantação dos clubinhos e juni AMAI.
O AMAI Infantil vem para somar ao trabalho do GMC e GMJR, com uma visão de preparar e de levar esta nova geração a servir ao Senhor. Há um material elaborado de acordo com o alvo principal do Projeto que é  criar um movimento de intercessão missionária entre as crianças e juniores quadrangulares. 

Coordenador Estadual - José Antônio - jose438@ieqtemplodosanjos.org.br
MATERIAL MUC E AMAI:  Adquirido junto à SGM - www.ieqmissoes.org.br

TODOS estes trabalhos e projetos  se diferem  nos seus objetivos e na maneira de alcança-los, porém atingem a mesma criança e o mesmo Junior, por isso, precisam agir harmoniosamente, devem respeitar-se mutuamente, cada qual fazendo o máximo dentro de sua atuação, não interferindo um no trabalho do outro, mas sim cooperando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário