Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Atividades Lúdicas




Etimologicamente o adjetivo LÚDICO empregado na língua portuguesa contemporânea deriva do vocábulo português ludo, originado do latim ludus, que tem como significação jogo, divertimento, brincadeira. É um importante recurso pedagógico utilizado no processo ensino-aprendizagem, em que, além de combater as dificuldades, distúrbios e problemas de aprendizagem, é também, um grande aliado para se resgatar e integrar as crianças no âmbito do grupo, inclusive aquelas com necessidades educativas especiais.
A proposta das Atividades Lúdicas prevê uma maior aproximação da criança aos conteúdos neles envolvidos e o desenvolvimento de atitudes favoráveis à aprendizagem desses conteúdos.
A brincadeira em época alguma constituiu assunto tão sério como hoje. Muitos estudos vêm sendo feitos, e hoje se fala muito em “inteligência emocional”, que é a capacidade de se trabalhar com as emoções, resultando num equilíbrio pessoal e num bom relacionamento consigo mesmo e com o próximo. Nós como cristãos sabemos que quando deixamos o Espírito Santo dominar as nossas emoções e sentimentos, aí sim, conseguimos essa tão famosa “inteligência emocional”. Mas a dimensão lúdica, que tanto a criança como também o adulto possui, não deve ser deixada de lado, pois vem facilitar o equilíbrio emocional do indivíduo. Através de uma simples brincadeira, recurso ou jogo, pode ser liberada e experimentada uma imensa alegria, provando que o intercâmbio de relações humanas não tem por que ser violento e competitivo. Uma brincadeira bem orientada no leva à cooperação, à superação de nossas inseguranças, à descoberta de novos valores e ao companheirismo.

Algumas Ideias
1-Pescaria
Material: peixes de papelão, vara, caixa com areia.
Como fazer: escreva perguntas bíblicas nos peixes e ponha na caixa com areia. Cada criança ou grupo tem direito a pescar um peixe por vez, mas só pode ficar com ele se acertar a resposta.

2-Chamada Bíblica
Material: papel e cronômetro
Como fazer: divida o grupo em times. Sorteie uma letra do alfabeto e as equipes devem escrever o maior número de nomes bíblicos com a letra sorteada em 60 segundos.

3-Qual é a música
Material: nenhum
Como fazer: fale uma palavra e eles devem cantar uma música com a palavra.

4-Caça versículo diferente
Material: Bíblia
Como fazer: Convide três duplas e peça para levarem a Bíblia para frente, sente uma pessoa de cada par em uma cadeira com a Bíblia na mão. E a outra pessoa do par ficará atrás da cadeira e deverá tapar o olho da que está sentada. Você dirá uma passagem para a pessoa que está sentada com os olhos tapados procurar, e então a que está atrás irá auxiliá-la a encontrar a passagem, o par que encontrar mais passagens será o vencedor.

5-Cante contando
Material: grãos de feijão ou outro grão
Como fazer: cada participante recebe uma quantidade de grãos. Você escolhe um corinho para eles cantarem. Cada participante deve cantar o corinho em voz alta e contar os grãos. (Objetivo é mostrar que não dá para servir a dois senhores)

FONTE: http://cev.org.br/biblioteca/atividades-ludicas-importante-recurso-pedagogico/ e
http://criancaevang.blogspot.com.br/2009/07/brincadeira-biblica-e-dinamica-de-grupo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário